O incêndio no Edifício Joelma completou cinquenta anos em fevereiro desse ano, provocando mudanças na legislação e na fiscalização dos prédios.
Na manhã do dia 01/02/1974, cerca de 750 pessoas estavam no edifico Joelma, no centro de são Paulo, onde um princípio de incêndio começou no ar-condicionado de um escritório e se alastrou por cortinas e carpetes.
O fogo se espalhou rapidamente pelo prédio carente de medidas básicas de segurança, como saídas de emergência, alarmes, extintores e sprinklers. 40 pessoas tentaram se salvar pulando das janelas, outras se refugiando nos banheiros, mas foram sufocadas pela fumaça ou carbonizadas pelas chamas. O resgate foi dificultado pela falta de equipamentos adequados e pelas condições climáticas do dia.
Mais de 300 pessoas ficaram feridas e pelo menos 181 morreram. Do outro lado do acidente estavam os bombeiros, que tinham recursos limitados: as escadas só chegavam até o decimo terceiro andar, os outros doze eram inacessíveis.
A tragédia, que completou cinquenta anos nesse ano, expôs a precariedade das condições de segurança das edificações da época, provocando mudanças na legislação e na fiscalização dos prédios.
Contudo, apesar dos avanços, ainda persistem desafios significativos, que exigem superação, sem a necessidade de outra catástrofe para a ação.
O instituto Sprinkler registrou um aumento de 174 ocorrências de incêndios estruturais, no ano passado, em relação a 2022, indicando a importância contínua da vigilância e preparação contra incêndios. Sendo necessário um plano de evacuação de emergência bem elaborado e implementado.
Uma ferramenta vital nesse plano é a cadeira de resgate Lince!
Com materiais de alta qualidade e um sistema de freio, que, com a necessidade de apenas uma pessoa, garante uma remoção controlada, rápida e segura de pessoas durante incêndios.
Essas cadeiras são indispensáveis para os profissionais de segurança em situações críticas, pois ao invés de dependerem de quatro a seis pessoas para resgatar uma única pessoa, o processo de resgate pode ser facilitado com menos tempo e melhor estabilidade utilizando a Lince!