Plano de Emergência para Pessoas com Deficiência

De acordo com o Censo 2010 elaborado pelo IBGE, à época, 46 milhões de brasileiros, aproximadamente 24% da população, declarou algum grau deficiência em enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, e, deficiência intelectual. Se focarmos nas pessoas que declararam ter grande ou total dificuldade por conta de uma das deficiências, há mais de 12,5 milhões de brasileiros, equivalente à aproximadamente 6,7% da população.

Fonte: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html

Em situações de sinistros em edifícios, predominantemente incêndio, a saída de emergência é o caminho indicado para que as pessoas saiam em segurança, sendo que o tempo e a fluidez do processo de descida podem representar a diferença na vida das pessoas. A deficiência que mais impacta em uma situação de saída emergencial é a motora. Considerando-se o percentual da época de 2,3% das pessoas que apresentaram alto grau de dificuldade de mobilidade, aplicado à população atual (março 2023) de 189,4 milhões de pessoas de acordo com o IBGE, estamos falando em um montante superior a 4,3 milhões de pessoas. A maioria destas pessoas é cadeirante, muletante, usuário de prótese ou órtese, e precisam de auxílio para a descida de escadas.

Fonte: Shutterstock

Os números acima relatam pessoas com problemas de mobilidade permanente. Em sinistros é comum haver acidentes de pessoas com mobilidade reduzida por conta do pânico, que necessitam de apoio para abandonar o prédio.

Treinamentos, reuniões informativas sobre o que é uma deficiência e os impactos na vida da pessoa, como conduzir uma pessoa com deficiência, são fundamentais para êxito nestas situações.

SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?

Por conta destes aspectos, podemos contar com uma tecnologia difundida no mundo que são as cadeiras de descida de escadas, também conhecidas como cadeiras de resgate, cadeira de emergência, que podem ajudar sobremaneira neste tipo de operação.
No Brasil há a cadeira LINCE, já bastante difundida, cujo equipamento foi desenvolvido com o apoio de pessoas com problemas de mobilidade, médicos, bombeiros, resgatistas, para garantir a segurança, ergonomia e o conforto necessários.